quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Minha casa é território estrangeiro

Os noticiários estão falando sobre o golpe de estado em Honduras porque Brasil acabou entrando no meio de campo, dando asilo ao presidente deposto. Ficou um clima pesado, inclusive após o ex-presidente  retornar ao seu país e ficar protegido na Embaixada Brasileira. Pelos tratados internacionais uma Embaixada é território estrangeiro, é território do país que representa. Na teoria, o tal presidente está no Brasil ainda, mesmo estando em seu país. Algo respeitado pela maioria das nações. E mesmo num momento onde o Brasil não deveria intrometer-se ainda é respeitado.
Funciona mais ou menos como uma gota de óleo quando cai na água. Não mistura. Quase todas as pessoas já tiveram contato com essa experiência. Mas nem todo mundo sabe que apesar de não misturar-se imediatamente, o óleo vai diluindo na água, de forma que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. O cristão no mundo é como uma gota de óleo no meio da água ou conforme o apóstolo Paulo, um embaixador de sua pátria, o Reino dos Céus:
Se alguém está em Cristo, é uma nova criação; passou o que era velho, eis que se fez novo. Mas todas as coisas vêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus em Cristo estava reconciliando o mundo consigo, não lhes imputando as suas transgressões, e tendo confiado a nós a palavra da reconciliação. Somos, portanto, embaixadores por Cristo, como se Deus exortasse por nós; por Cristo vos rogamos que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, para que nós nos tornássemos justiça de Deus nele.  2 Co 5:17-21 (destaque pessoal)
 E como um embaixador não se envolve com os costumes do país onde se encontra, mas somente do país ao qual pertence, assim os cristãos devem viver. O cristão deve ser um elo entre o local onde vive e mora e o local ao qual pertence. Pelo seu jeito de andar, falar, vestir e viver deve demonstrar sua origem, sua nacionalidade celestial. Ao mesmo tempo que respeita a cultura onde vive. Deve contaminar a sociedade com sua cidadania dos céus e como embaixador, proclamar a Paz de Deus aos que estão em rebelião.
Os dias são maus, mas o tempo é propício a salvação, a proclamação do reino dos céus, de onde somos e para onde vamos. Não nos envergonhemos da cruz, não tenhamos temor do que nos pode fazer o mundo, Ele venceu o mundo. Que nosso olhar, nosso amor e dedicação estejam em Jesus, nosso Salvador, Rei, Deus e Senhor.

Um comentário:

Nautikaweb - Soluções para Internet disse...

Cara.. que show!
Sério mesmo, adorei esse post!
Essa do óleo diluir na água é novidade pra mim, aprendi muito!

:D

Abraços